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Rio das Ostras implanta o Orçamento Participativo Jovem


Estudantes votam em prioridades de investimentos para o município

Em Rio das Ostras, município da Região dos Lagos, os estudantes da rede municipal de ensino estão exercendo a cidadania de forma direta e objetiva. Eles agora podem elencar prioridades em investimentos para município, através do Programa de Orçamento Participativo Jovem, lançado para os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A versão online do OP Jovem está no ar no site da Prefeitura, uma ferramenta que tem como objetivo buscar uma gestão participativa e democrática, oferecendo a jovens e crianças oportunidade e voz em decisões junto à administração pública. Através do link, os alunos preenchem seus dados e por meio da votação, ajudam a decidir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados no município com recursos públicos.

Para o estudante Marcus Vinícius Calincani Coutinho, de 13 anos, da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, o sistema de votação online é muito bom, pois muitos jovens vivem com o celular à mão e assim fica mais fácil participar. “Hoje, temos acesso rápido a muitas coisas com a internet e com esta votação podemos decidir o futuro de nossa cidade, escolhendo o que é preciso melhorar e investir para nós mesmos. A participação do jovem é muito importante”, disse Marcus Vinícius, lembrando que já incentiva outros colegas a votarem.

A secretária de Gestão Pública Rosemarie Teixeira explica que, de acordo com a série, são usadas outras metodologias nas escolas. Na pré-escola, por exemplo, a atividade é com desenhos e alunos dos 3º e 7º anos trabalham com entrevistas na comunidade. “Essas atividades são realizadas para que os estudantes possam estar integrados desde cedo com as coisas que acontecem no município. Procuramos meios atrativos para que se envolvam cada vez mais neste contexto de participação e sentimento de responsabilidade com a cidade”, destacou a secretária.

Através de desenhos, alunos da Pré-escola pintam figuras que representam o que eles acham que deveria melhorar na cidade. A professora complementar do Pré 2, da Escola Municipal Alberto Jorge, Marilene Laurindo, disse que os pais costumam ajudar nesta atividade e que na rotina da escola também são feitas rodas de conversa para que possam debater sobre experiências e vivências de casa.  “Os alunos destacam mais a Educação, Saúde e Lazer, mas também adoram pintar a ponte estaiada, que representa a infraestrutura. É um trabalho bem interessante porque faz com que eles sejam realmente participativos nessa busca de melhorias para o lugar onde vivem. Apesar de serem ainda muito pequenos, eles já têm uma visão mais ampla nestas questões”, ressaltou.

Para a pequena Esthefany de Lima Dias, de 5 anos, as escolas também precisam ficar bonitas para incentivá-los a estudar e disse que conversa com os pais sobre o que é melhor para a cidade. “Gosto muito de brincar. Acho que precisam melhorar os parquinhos para que as crianças brinquem com mais segurança”, ponderou a aluna.  

Fonte:http://www.elizeupires.com/


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